23.11.22

Hora do Conto (1.º e 2.º Anos do 1.º Ciclo) – A Girafa Que Comia Estrelas



A girafa que comia estrelas, de José Eduardo Agualusa, é um
brevíssimo conto infantil cheio de imaginação e fantasia. Tem por protagonista
a girafa Olímpia e a galinha do mato Margarida, duas amigas inseparáveis. A
girafa, de pescoço desmedido, passa o tempo a furar as nuvens, para tentar ver
os anjos, e, à noite, engole as estrelas do céu, que lhe causam alguma ardência
no estômago. A galinha do mato, também adora as nuvens e coleciona objetos
brilhantes, como o olho de vidro do pirata da perna de pau. Um dia, a savana
onde viviam fica sem nuvens e o sol começa a secá-la. As duas amigas procuram
nuvens em céus distantes e sopram-nas para a savana. 
E, porque a girafa era
muito atreita a constipações, com um espirro, consegue chuva suficiente para
encher de verde tenro a savana doente de seca. A escrita, muito clara e ágil,
convida a uma fácil leitura que as ilustrações enchem de colorido e graça. Eis
um livro bem adequado ao pequeno leitor a que se destina.


 



Mais um momento lúdico, divertido e
participativo com esta belíssima História nas escolas do 1.º Ciclo!


Hora do Conto (1.º e 2.º Anos do 1.º Ciclo) – A Girafa Que Comia Estrelas

A girafa que comia estrelas, de José Eduardo Agualusa, é um brevíssimo conto infantil cheio de imaginação e fantasia. Tem por protagonista a girafa Olímpia e a galinha do mato Margarida, duas amigas inseparáveis. A girafa, de pescoço desmedido, passa o tempo a furar as nuvens, para tentar ver os anjos, e, à noite, engole as estrelas do céu, que lhe causam alguma ardência no estômago. A galinha do mato, também adora as nuvens e coleciona objetos brilhantes, como o olho de vidro do pirata da perna de pau. Um dia, a savana onde viviam fica sem nuvens e o sol começa a secá-la. As duas amigas procuram nuvens em céus distantes e sopram-nas para a savana. E, porque a girafa era muito atreita a constipações, com um espirro, consegue chuva suficiente para encher de verde tenro a savana doente de seca. A escrita, muito clara e ágil, convida a uma fácil leitura que as ilustrações enchem de colorido e graça. Eis um livro bem adequado ao pequeno leitor a que se destina.


 

Mais um momento lúdico, divertido e participativo com esta belíssima História nas escolas do 1.º Ciclo!


22.11.22

Escola a Ler

 No
âmbito da ação específica Escola a Ler, integrada no domínio +Leitura e
escrita, de Escola + 21|23, realizou-se no Auditório da Escola Secundária de
Valbom, no dia 17 de novembro, às 10:30h, mais uma sessão de partilha de leituras,
“Impressões de Leitura”, dinamizada pelas alunas do 12ºA, Beatriz Araújo e
Maria João Correia, tendo como público alvo os alunos do 11ºano, turmas A e B e
10ºB.



No fim
da sessão, foram distribuídos a todos os participantes marcadores de leitura, alusivos
ao evento.



Todos
os alunos participaram de um modo muito entusiasmado na atividade!

Escola a Ler

 No âmbito da ação específica Escola a Ler, integrada no domínio +Leitura e escrita, de Escola + 21|23, realizou-se no Auditório da Escola Secundária de Valbom, no dia 17 de novembro, às 10:30h, mais uma sessão de partilha de leituras, “Impressões de Leitura”, dinamizada pelas alunas do 12ºA, Beatriz Araújo e Maria João Correia, tendo como público alvo os alunos do 11ºano, turmas A e B e 10ºB.

No fim da sessão, foram distribuídos a todos os participantes marcadores de leitura, alusivos ao evento.

Todos os alunos participaram de um modo muito entusiasmado na atividade!

21.11.22

Centenário de José Saramago


Os
alunos do 4.º ano do 1.º Ciclo comemoraram o centenário de José Saramago com o
conto da “Maior Flor do Mundo”. Obra escolhida para a 1.ª fase do Concurso
Nacional de Leitura.




Depois de conhecerem esta linda história,
os alunos fazem a exploração/interpretação da obra e
divertem-se a exercitar a sua expressividade criativa na realização de belas
ilustrações, poesias etc.!














Centenário de José Saramago


Os alunos do 4.º ano do 1.º Ciclo comemoraram o centenário de José Saramago com o conto da “Maior Flor do Mundo”. Obra escolhida para a 1.ª fase do Concurso Nacional de Leitura.




Depois de conhecerem esta linda história, os alunos fazem a exploração/interpretação da obra e divertem-se a exercitar a sua expressividade criativa na realização de belas ilustrações, poesias etc.!


10.11.22

Leitura Orientada em Sala de Aula - Ler e Dar a Ler

Atividade desenvolvida, no dia 9 de
novembro, na EB de Pinheiro D´Além com a mediadora da leitura, Elsa Serra. 



Teve o propósito de criar um
espaço lúdico e divertido e um tempo para progredir na aprendizagem da leitura,
aprofundando a compreensão e a capacidade leitora.

 .     

  Ler, Ler bem, Ler melhor, de forma fluente e
prazerosa!


Leitura Orientada em Sala de Aula - Ler e Dar a Ler

Atividade desenvolvida, no dia 9 de novembro, na EB de Pinheiro D´Além com a mediadora da leitura, Elsa Serra. 

Teve o propósito de criar um espaço lúdico e divertido e um tempo para progredir na aprendizagem da leitura, aprofundando a compreensão e a capacidade leitora.

 .     

  Ler, Ler bem, Ler melhor, de forma fluente e prazerosa!


Dia do PI - 14 de março

O número Pi (π) é uma constante matemática que representa a relação entre a circunferência de um círculo e seu diâmetro. É aproximadamente ...