28.12.21

Projeto "O Nosso Natal (em)Caixa!"

 

Entre o dia 1 de dezembro o dia 13 de dezembro de 2021 os alunos do 2.ºciclo foram desafiados a construir ilustrações, decorações e/ou frases alusivas aos festejos do Natal numa caixa.

O principal objetivo foi promover a cidadania sustentável subordinado ao tema "O Nosso Natal (em) Caixa". Este projeto teve como finalidade desafiar os alunos a reutilizar materiais de forma criativa como cartão, revistas, tecidos e todo o tipo de materiais naturais como bolotas, cascas, madeira, em total respeito pela natureza, evitando o uso de materiais novos alertando para o consumismo, desnecessário desta época natalícia.

Numa primeira fase foram desafiados a construir em casa, com a ajuda de familiares e amigos, envolvendo o maior número de pessoas da comunidade educativa.

Posteriormente, os alunos foram procuraram o "Espaço Criar BE(m) da Biblioteca, Elisa Mota", dinamizado pela professora da equipa da BE, Anabela Bastos, um local de partilha colaborativa para a ajuda da construção de uma árvore de Natal com caixas reutilizadas.

Um dos aspetos fundamentais na grande adesão prendeu-se com a ausência de regras muito restritas. Assim, os alunos tanto podiam realizar o projeto individualmente como a pares ou em grupo de três elementos, praticando a solidariedade e interajuda colaborativa. Muitos começaram o projeto na BE e acabaram em casa, com ajuda da família e vice-versa.

O objetivo final era a construção de uma árvore de Natal, exposta no Átrio principal da Escola Marques Leitão, sob a premissa de que em Valbom o Natal não se compra. Constrói-se com muitas mãos, partilhando tarefas, envolvendo toda a comunidade, encaixando-se na Escola de diferentes formas, mas igualmente importantes e significativas.

Neste projeto, a colaboração da Associação de Pais /EE e da LIPOR foi fundamental, não só na divulgação do projeto como na recolha e distribuição de caixas e outros materiais usados passíveis de serem reutilizados e reaproveitados.

Com este desafio pretende-se desenvolver nos alunos as capacidades, habilidades e estratégias para abordar questões que os preocupam e à sua comunidade.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Dia do PI - 14 de março

O número Pi (π) é uma constante matemática que representa a relação entre a circunferência de um círculo e seu diâmetro. É aproximadamente ...